A Jabuticabeira

Você sabia que a Jabuticabeira é nativa?

A Jabuticabeira é uma árvore frutífera brasileira da família das mirtáceas, nativa da Mata Atlântica. Seu nome é originário da língua tupi onde ïapotï'kaba, que significaria "frutas em botão".

Apesar de ser conhecida desde os primórdios pelos povos nativos, foi descrita na botânica em meados do século XIX.

Hoje, são conhecidas mais de 30 variedades de Jabuticabeiras, principalmente por seus nomes populares, como: Jabuticabeira Sabará, Jabuticabeira Olho de Boi, Jabuticabeira Paulista, Jabuticabeira Ponhema, entre outras.

Trata-se de uma árvore de porte médio, podendo chegar até 09 metros de altura, dependendo da espécie. Mas, para plantar as sementes e vê-la dar frutos, é preciso ter paciência. Algumas delas podem levar entre 10 e 15 anos para frutificar!

A jabuticabeira pode ser cultivada em pomares, quintais, e até mesmo em vasos, como planta ornamental.

O melhor, é que você não precisa esperar 15 anos para colher frutos de uma Jabuticabeira, pode adquirir arvores já desenvolvidas com qualidade e procedência da nossa empresa Jabuticabeira.com.br, somos líder em Jabuticabeiras produzindo!

Você está em uma região muito fria ou muito quente? Não tem problema, a jabuticabeira é uma planta muito adaptável.

Ela desenvolve-se bem tanto em regiões onde a temperatura média anual está em torno de 20ºC (Rio Grande do Sul) quanto em regiões onde a temperatura média anual está em torno de 30ºC (Pará). Só não suporta estiagens prolongadas e geadas fortes.

Necessidade Hídrica:

A pluviosidade mínima requerida é de 1.000mm por ano. O índice ideal é aproximadamente 1.500mm bem distribuídos durante o ano. A umidade relativa do ar deve estar entre 75% a 80%.

Em regiões mais secas, ou períodos de estiagem ela precisa de água extra.

Há necessidade de irrigação diária para mantê-la saudável, mas em excesso também pode ser prejudicial ao desenvolvimento.

Veja em nosso portfólio de vídeos como irrigar a Jabuticabeira de forma adequada!

Ela precisa de proteção

O pomar deve ser protegido de ventos dominantes, com a utilização de quebra-ventos. A jabuticabeira gosta de luz plena, a luminosidade ideal é de 2.000 horas/luz por ano.

Ainda tem dúvidas sobre as particularidades da Jabuticabeira?

Fale conosco, será um prazer lhe ajudar!

Como regra geral, de agosto a setembro e de janeiro a fevereiro podemos colher as jabuticabas, sempre docinhas e saborosas. A frutificação é abundante, cobrindo o tronco, os galhos e, ocasionalmente, até as raízes descobertas.

A safra, mesmo abundante, dura pouco. Mas a jabuticabeira tem uma grande longevidade: Leva muitos anos para dar os primeiros frutos e quando começa, não para mais!

Quanto mais velha, melhor e mais produtiva fica.

Floresce de duas a quatro vezes ao ano, de julho a agosto e de novembro a dezembro, ganhando função ornamental com a beleza das flores brancas que surgem diretamente do caule.

Quer saber como fazer a sua Jabuticabeira produzir ainda mais frutos? Acesse nosso portfólio de vídeos e aprenda com os especialistas!

Sabará

Plinia Jabuticaba
A Jabuticabeira Sabará é a variedade mais amplamente conhecida no Brasil. Ela é muito amada por todos, pois reúne as melhores características entre as variedades de Jabuticabeiras. A sua arquitetura é ornamental e sua copa frondosa faz uma deliciosa sombra. Seus frutos, de casca nem muito fina e nem muito grossa, estão entre os mais doces. Ela leva entre 10 e 12 anos para ser tornar produtiva e pode atingir até 08 metros de altura ao longo de muitos anos, o crescimento dela é lento e pode ser controlado por podas sem qualquer prejuízo à planta.

Híbrida

Plinia Cauliflora
A Jabuticabeira Híbrida é a segunda variedade de Jabuticabeira mais conhecida no Brasil. Muitas pessoas confundem essa variedade com o processo de enxertia, pois, ela tem produção precoce. Ela é efetivamente uma variedade de Jabuticabeira com a característica de produzir frutos muito cedo, não há qualquer relação com o procedimento de enxertia. Ela produz seus primeiros frutos entre 04 e 05 anos de idade. Seus frutos tem a casca muito fina e eles são bem doces. Ela é uma planta de pequeno porte, normalmente não cresce mais do que 2.50-3.00 metros. É uma das únicas variedades que produz frutos diversas vezes ao ano.

Paulista

De maior porte do que a Jabuticabeira Híbrida e de grande produção. Fruto grande e coriáceo. A maturação é um tanto tardia.

Ponhema

Plinia Cauliflora
Essa árvore tem a arquitetura parecida com a Sabará, porém com folhas mais verde escura e menores. A casca da fruta é grossa, normalmente tem mais de uma semente, seu fruto é mais ácido e grande. Casca muito lisa e brilhante. Ela pode atingir até 08 metros de altura.

Olho de Boi / Coroada

Plinia Coronata
Essa árvore tem arquitetura mais piramidal do que a conhecida Sabará. A casca da fruta é grossa, normalmente tem mais de uma semente, seu fruto é muito doce e grande. Na casca normalmente se encontra uma coroa esverdeada. Ela pode atingir até 10 metros de altura.

Escarlate

Plinia Cauliflora
Essa árvore tem arquitetura mais piramidal do que a conhecida Sabará. A casca da fruta é bem fina, normalmente tem mais de uma semente, seu fruto é doce. A casca é mais enrugada e o tom do vinho escuro. Suas folhas são bem alongadas e com muitas nervuras. Não se parece com uma “típica” Jabuticabeira. Ela pode atingir até 4 metros de altura.

Branca

Plinia Aureana
Essa árvore tem arquitetura mais piramidal do que a conhecida Sabará, se assemelha muito com a escarlate. A casca da fruta é bem fina, normalmente tem mais de uma semente, seu fruto é doce. A casca é mais enrugada e a grande diferença é sua tonalidade, ela fica sempre verde e é muito saborosa. Suas folhas são bem alongadas e com muitas nervuras. Não se parece com uma “típica” Jabuticabeira. Ela pode atingir até 4 metros de altura.

Vinho

Plinia phitrantha
Essa árvore tem arquitetura mais piramidal do que a conhecida Sabará. A casca da fruta é bem fina, normalmente tem mais de uma semente, seu fruto é doce. A casca é mais enrugada e o tom do vinho mais claro. Suas folhas são bem alongadas e com muitas nervuras. Não se parece com uma “típica” Jabuticabeira. Ela pode atingir até 4 metros de altura.

Paulista de Cabinho

Plinia Trunciflora
Essa árvore tem arquitetura piramidal, belíssima. A casca da fruta é grossa, normalmente tem uma semente, seu fruto é muito doce. Casca muito lisa e brilhante. Os frutos nascem em pêndulos longos, característica bem particular dessa variedade. Ela pode atingir até 08 metros de altura.